Participamos do

Entrevista com Marcelo Bonanata, diretor da Helbor

Nordeste é um dos mercados mais promissores. Fortaleza é um local em que a Helbor aposta e investe por acreditar em seu desenvolvimento
01:30 | Fev. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A incorporadora Helbor, considerada uma das dez maiores do País, não parou de investir por causa da crise. Com quase quatro décadas de existência, a empresa analisa as tendências do mercado imobiliário. Em Fortaleza, desde 2009, a incorporadora já desenvolveu cinco residenciais, que somam mais de mil unidades. Para este ano, continua a investir e realiza o evento “Só a Helbor Tem”, na Capital cearense, que, pela primeira vez, ocorre fora do Sudeste-Sul. Na entrevista a seguir o diretor de Vendas da Helbor Empreendimentos S.A, Marcelo Bonanata, fala mais sobre a trajetória da companhia, dos negócios em tempos de crise e dos planos futuros.

O POVO - De que forma a Helbor vem enfrentando esse momento de crise política-econômica que o Brasil vive?

Marcelo Bonanata - Em seus quase 40 anos de fundação, a Helbor já passou por outras crises econômicas, sendo que dessa vez o cenário encontra-se agravado por um momento de instabilidades políticas decorrentes de investigações relacionadas à Lava-Jato. Em tempos de crescimento econômico negativo, analisamos o cenário com ainda mais cautela, buscando cumprir os compromissos assumidos e avançar dentro do que for possível e seguro. Sempre analisamos as tendências à procura de alternativas para melhor atender os nossos clientes e garantir a viabilidade dos negócios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

OP - Quais os resultados da empresa em 2015?

Bonanata - Em 2015, a companhia entregou 20 empreendimentos imobiliários. Dois deles estão em Fortaleza, que reúnem o total de 588 unidades. Em questão de lançamentos, houve desde o início do ano, uma expectativa de retração em vista do cenário econômico em que o País se encontrava já em 2014. Tanto é que, de acordo com os indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias-Fipe (Abrainc-Fipe), o mercado vendeu 82% a mais do que lançou em empreendimentos. Na área financeira, a Helbor tem flexibilidade no processo de negociação com seus clientes, oferecendo excelentes condições de financiamento.

OP - Que avaliação o senhor faz do mercado imobiliário brasileiro?

Bonanata - O mercado imobiliário brasileiro já teve seu pico, por volta de 2010 e 2011, período em que a Helbor teve a oportunidade de crescer muito e, hoje, nos esforçamos ao máximo para manter o ritmo de acordo com o andamento do mercado. Naquela época, podíamos lançar determinado empreendimento e, em questão de dias, ou até mesmo horas, já tínhamos comercializado todas as unidades. Hoje, o mercado está mais equilibrado nesse sentido, até mesmo pela situação econômica do País.

OP - E como avalia o mercado imobiliário do Ceará?

Bonanata - O Nordeste é um dos mercados mais promissores e com enorme potencial. Fortaleza é um local em que a Helbor aposta e investe por acreditar em seu desenvolvimento. Todos os empreendimentos que lançamos em Fortaleza foram cases de sucesso.

OP - A Helbor veio Fortaleza em 2009. A presença dela no mercado cearense está consolidada?

Bonanata - Em 2009, foi quando lançamos o Helbor Trend Santos Dumont, residencial com 88 apartamentos de três dormitórios, que foi o nosso pontapé inicial. Em 2011, lançamos o Parque Clube Fortaleza, dividido em duas fases. Além disso, temos outros dois residenciais em construção. Estamos chegando num momento importante de consolidação na cidade.

OP - Quais são os planos da Helbor para este ano no Brasil e no Ceará?

Bonanata - Nosso principal objetivo no Ceará é comercializar todas as unidades que temos disponíveis nos complexos Parque Clube Fortaleza I e II, no charmoso My Way Abolição e no Reserva da Praça. A Helbor atua em 30 cidades brasileiras, todas elas em grande desenvolvimento. Em 2015 entregamos 20 empreendimentos pelo Brasil e em 2016, há a previsão de entregarmos mais 22.

OP - E o que é o evento “Só a Helbor Tem”, que ocorre em Fortaleza, neste fim de semana?

Bonanata - A Helbor traz para Fortaleza (hoje e amanhã) na sede da Lopes Immobilis, um evento imobiliário de sucesso. O evento tem a parceria exclusiva com o Bradesco para financiar até 80% do valor do imóvel no prazo máximo de 30 anos, além de taxas exclusivas. Quem adquirir uma unidade pronta terá ainda seis meses de condomínio grátis (taxas ordinárias). E os compradores que adquirirem unidades em construção terão milhas para viajar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente