Participamos do

Cinco dicas para sair do vermelho

De cada 10 famílias brasileiras, seis possuem dívidas em seus nomes, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Saiba como organizar a vida financeira e voltar para o azul
18:02 | Fev. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os três primeiros meses do ano são os mais difíceis para os brasileiros, é um período com mais acúmulo de contas. Pensando nisso, o advogado especialista em direitos do consumidor e consultor financeiro, Dori Boucault, elaborou 5 passos para sair do vermelho. Confira!

1 - Faça o cálculo total da dívida: Segundo o especialista, este é um dos grandes erros das famílias, ou seja, não fazer o levantamento de todos os gastos da casa. “A primeira coisa a fazer quando se está endividado é saber a quantia líquida recebida, levando em consideração os descontos da folha de pagamento e o valor total dívida. Só assim o consumidor saberá quanto em dinheiro está entrando e quanto está saindo de casa”, observa Boucault.

2 - Corte os gastos desnecessários:
o corte em despesas sem utilidade ajuda as famílias a reorganizar as finanças e sair da inadimplência. “Alguns gastos supérfluos precisam ser cortados para equilibrar o orçamento. Despesas com academia, curso de inglês, jantares e idas ao cinema, por exemplo, podem ser cortados e adiados para quando a família estiver bem e com a vida financeira novamente em dia”, orienta Boucault.

3 - Opções para quitar dívidas: para quem precisa pagar contas altas com o cartão de crédito, o especialista afirma que o crédito consignado pode ser uma boa opção para liquidar de vez a dívida. “O rotativo do cartão tem os juros mais altos. Já o consignado possui juros menores, e com ele é possível saldar a dívida maior e assumir uma menor”, destaca o advogado.

4 - Foque e tenha consciência antes de comprar: o advogado orienta a fazer um questionamento antes de fazer qualquer compra. “Pergunte se você realmente precisa daquele item naquele momento ou se pode ser adiado. Lembre-se que você tem outras dívidas, como aluguel, água e luz. Separe o seu salário em três partes: dívidas fixas, variáveis e emergenciais. E lembre-se sempre de se controlar para não gastar além do que pode”, afirma Boucault.

5 - Crie listas antes de fazer as compras: organize em uma lista tudo o que precisa comprar no supermercado e outros itens para a casa. Ter uma lista pode te ajudar também a comparar preços e ainda a evitar compras de itens por impulso.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente