Participamos do

China vai investigar subsídios dados a montadoras para fabricar veículos limpos

11:20 | Fev. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério das Finanças da China afirmou hoje que vai investigar os subsídios dados a montadoras para fabricar veículos mais limpos. O segmento é um dos que mais cresceram nos últimos anos.

A pasta disse que iria pesquisar o que 90 montadoras fizeram com os subsídios estatais entre 2013 e 2015, assim como os governos locais que compraram esses automóveis no período. A investigação irá apontar se veículos convencionais foram vendidos como "limpos" e se houve falsificação de dados, entre outras possibilidades. O inquérito irá durar até o final de março.

A China investiu pesado em subsídios para impulsionar a venda de veículos elétricos e híbridos, que ajudariam a combater a poluição nas grandes cidades. Praticamente todas as montadoras revelaram planos para veículos elétricos, atraídas pelos generosos subsídios que chegavam a 55 mil yuans para compradores de carros elétricos e 32 mil yuans para híbridos.

Dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis mostram que em 2015 o país vendeu 331.082 veículos elétricos ou híbridos, entre carros e ônibus, quatro vezes mais do que em 2014. O segmento como um todo cresceu apenas 3,3% no ano passado.

No entanto, diversos veículos de mídia tem noticiado que os subsídios estavam sendo desviados. Entre as manobras, algumas empresas compravam veículos defeituosos ou incompletos, embolsavam a ajuda do governo e depois devolviam os automóveis.

A China impôs a si mesma a meta de ter 5 milhões de veículos limpos nas estradas até 2020. Analistas dizem que as chances são pequenas. Entre os problemas, está a falta de infraestrutura para recarregar veículos elétricos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente