Participamos do

Chances de acordo da Opep vão aumentar se petróleo continuar fraco, diz PVM

09:30 | Fev. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As chances de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fechar um acordo para reduzir a produção e dar sustentação aos preços da commodity são pequenas, mas vão aumentar se os preços permanecerem em torno de US$ 30 por barril, segundo a corretora PVM.

Para a PVM, a tendência é que o petróleo continue fraco se o Irã e o Iraque elevarem sua produção nos volumes que vêm planejando.

A Arábia Saudita, líder da Opep e maior exportador mundial de petróleo, provavelmente deverá preferir esperar até a próxima reunião do grupo, marcado para junho, para tomar qualquer decisão, diz a corretora. Já uma eventual iniciativa do Iraque de se juntar a um corte coordenado na produção seria um marco importante, avalia a PVM.

A questão, de acordo com a PVM, é se a Arábia Saudita aceitaria um acordo num momento em que o Irã está elevando sua produção. Nesse sentido, os sauditas podem acabar se isolando.

"Se é a relação política entre sauditas e iranianos que irá determinar a política da Opep de agora em diante, outros integrantes vão questionar qual é o sentido de ser um membro pagante de uma organização onde são meros espectadores de uma disputa religiosa e política", comentou a PVM, em nota a clientes. Com informações da Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente