Participamos do

Carga de energia divulgada pelo ONS recua 5,7% em janeiro

10:30 | Fev. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A carga de energia que circulou pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro recuou 5,7% em relação aos valores verificados no mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro, houve uma ligeira variação positiva, de 0,5%.

O volume de carga, divulgado mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), é calculado a partir da soma de toda a energia movimentada no sistema elétrico, mas difere do volume de energia consumida em função das perdas existentes na rede. Conforme o operador, a carga atingiu 65.608 MW médios.

A queda na comparação com janeiro de 2015 foi maior que a prevista pelo operador ao longo de janeiro. No último dia 22, a estimativa, já revista para um recuo mais forte que o esperado inicialmente, era de baixa de 4,9%.

Conforme o ONS, a ocorrência de chuvas acompanhada de temperaturas amenas no

subsistema Sudeste/Centro-Oeste e o baixo desempenho da atividade econômica impactaram negativamente o comportamento da carga durante o mês passado.

Entre as regiões do País, a maior queda foi registrada no subsistema Sudeste/Centro-Oeste (-7,3%), seguida pelo Nordeste (-6,1%) e Sul (-4,4%). Na contramão, o subsistema Norte apresentou uma variação positiva de 4,3%, influenciada pela interligação do subsistema Macapá, conectado ao SIN desde outubro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente