PUBLICIDADE
Notícias

BC chinês injeta 100 bilhões de yuans via operações de mercado aberto

05:15 | 02/02/2016
O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) forneceu hoje a bancos comerciais 100 bilhões de yuans (US$ 15,2 bilhão) em empréstimos de curto prazo por meio de operações de mercado aberto. O total inclui 50 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa de 14 dias e outros 50 bilhões de yuans com vencimento em 28 dias. Ontem, o PBoC injetou 10 bilhões de yuans no sistema financeiro.

Essas operações normalmente ocorrem somente às terças e quintas-feiras, mas o PBoC decidiu, excepcionalmente, atuar nos dias úteis do período entre 29 de janeiro e 19 de fevereiro.

Recentemente, o PBoC vem intensificando as injeções de capital, com o objetivo de prover liquidez antes do feriado do ano-novo chinês, que será ao longo da próxima semana. Apenas na semana passada, o BC chinês fez uma injeção líquida recorde de 690 bilhões de yuans.

O PBoC também busca conter a aceleração da fuga de capitais, num momento em que crescem os temores com a saúde econômica da China e com a turbulência recente nos mercados financeiros do gigante asiático.

Um total de 180 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa está para vencer na China esta semana. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS