Participamos do

Barbosa diz que uso de reservas não é adequado

10:20 | Fev. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Eleitor declarado do Partido dos Trabalhadores, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, discorda da proposta aventada dentro do PT de usar parte das reservas internacionais para ajudar a economia a superar o atual momento negativo. "Não acho que o uso das reservas nesse momento de turbulência seja uma opção adequada", disse, ao ressaltar que, assim como todas as propostas da base governista, o plano será recebido e analisado pela equipe econômica.

"É muito importante ter elevado estoque de reservas internacionais. Isso tem dado mais estabilidade financeira e cambial ao Brasil", disse o ministro em entrevista durante o primeiro dia dos debates do encontro financeiro das 20 maiores economias do mundo, o G-20.

Barbosa reconhece que o custo para manter as reservas é elevado. Mesmo assim, defende a manutenção, pois os benefícios superam o ônus no Brasil. "As reservas obviamente têm um custo elevado porque nós aplicamos a taxas internacionais e nos financiamentos, a taxas domésticas; mas isso gera o benefício que é dar mais autonomia de política econômica ao Brasil", disse. "Isso permite, entre outras coisas, discutir propostas dos principais partidos do governo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente