Participamos do

Vietnã diz que China levou plataforma para explorar petróleo em águas disputadas

13:25 | Jan. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Vietnã afirmou nesta terça-feira que a China rebocou uma plataforma para exploração de petróleo rumo a águas disputadas entre os dois países. O caso pode levar a um novo impasse, após divergências ameaçarem a relação bilateral em 2014.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores em Hanói disse que o Vietnã já levantou objeções à embaixada chinesa na cidade. Autoridades chinesas ainda não comentaram o tema. O Vietnã disse que a plataforma havia sido instalada entre a costa vietnamita e a ilha chinesa de Hainan, mas a informação não pôde ser verificada de maneira independente.

Em 2014, a movimentação da mesma plataforma para exploração de petróleo em águas profundas, a HYSY 981, causou uma disputa diplomática. Cinco pessoas foram mortas em protestos contra a China no Vietnã e centenas de fábricas propriedades de chineses e outras companhias estrangeiras foram saqueadas e incendiadas. Alguns meses depois, a China acabou retirando a plataforma da área.

O caso acabou ajudando o Vietnã a fortalecer seus laços com os EUA, para compensar a maior influência chinesa no Mar do Sul da China. Neste mês, o Vietnã acusou a China de ameaçar a segurança dos voos civis neste mar, ao realizar voos de teste não anunciados para uma ilha artificial que Pequim construiu em uma área reivindicada pelas duas nações. A China diz que os voos ocorreram em território sob sua soberania. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente