Participamos do

Vendas no varejo em São Paulo caem 20% na 1ª quinzena de janeiro, diz ACSP

17:35 | Jan. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas no varejo da capital paulista registraram baixa de 20% na primeira quinzena de janeiro, na comparação com o mesmo período ao ano passado. De acordo com o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta segunda-feira, 18, as vendas a prazo caíram 18,7%, enquanto as operações à vista cederam 21,4%.

De acordo com a nota técnica da ACSP, a forte baixa pode ser explicada pela perspectiva de retração do crédito, no caso dos produtos comercializados a prazo, e pela queda da massa salarial e alta do dólar, que encareceu artigos de vestuário e calçados geralmente comprados à vista.

No entanto, de acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, as retrações já eram esperadas. "Elas não podem ser projetadas para o restante do ano, uma vez que há expectativa de alguma melhora a partir do segundo trimestre", diz, em nota.

Mensal

Na comparação com o igual intervalo de dezembro, a entidade diz ter havido um recuo médio de 37,85%, com baixa de 33,4% nas vendas a prazo e de 42,3% nas transações à vista.

A nota técnica da ACSP diz que a forte queda na comparação mensal é causada por fatores sazonais, já que em dezembro há as compras de Natal impulsionadas pela injeção do 13º salário na economia. Além disso, a entidade ressalta ainda que a primeira quinzena de janeiro teve um dia útil a menos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente