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Vendas no varejo brasileiro sobem 1,5%, segundo IBGE

10:07 | Jan. 13, 2016
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As vendas no varejo brasileiro subiram 1,5% entre outubro e novembro, na série livre de influências sazonais. É o que revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira, 13. Segundo o órgão, para o volume de vendas, a segunda variação positiva consecutiva na margem contribuiu para interromper a trajetória de queda no indicador de média móvel trimestral (0,6%), observada desde dezembro de 2014.

Para esse mesmo indicador, a variação da receita nominal permanece positiva em 1,3%. Na série sem ajuste sazonal, o total do volume de vendas apontou queda de 7,8% em relação a novembro de 2014, oitava taxa negativa seguida nesse tipo de comparação e a mais acentuada desde março de 2003 (-11,4%). Assim, os resultados permanecem negativos para o volume de vendas no acumulado de janeiro-novembro de 2015 (-4,0%) e para os últimos 12 meses (-3,5%). A receita nominal, para essas mesmas comparações, mantém-se no campo positivo, com variações de, respectivamente: 1,4%; 3,3% e 3,6%.

Quanto ao comércio varejista ampliado, que, além do varejo, inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, as variações sobre o mês imediatamente anterior foram positivas, com taxas de 0,5% para volume de vendas e de 1,1% para a receita nominal.

 

Por outro lado, nas comparações que envolvem o ano anterior, o volume de vendas apresentou resultados negativos, com quedas de 13,2% em relação a novembro de 2014, a mais acentuada da sua série histórica, recuo de 8,4% no acumulado do ano e de 7,8% no acumulado dos últimos 12 meses. A receita nominal, por sua vez, também apresentou decréscimo sobre novembro de 2014 (-5,4%), acumulando nos períodos janeiro-novembro e nos últimos 12 meses variações de -1,8% e -1,3%, respectivamente.
Redação O POVO Online

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