Participamos do

Vendas no setor atacadista têm alta nominal de 4,84% em novembro, diz Abad

16:35 | Jan. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O setor atacadista e distribuidor registrou crescimento nominal de 4,84% no faturamento em novembro de 2015 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados de pesquisa da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). No período entre janeiro e novembro, no entanto, o setor acumula uma retração de 0,73% no faturamento.

A expectativa da entidade é de que os dados completos do ano de 2015, que ainda estão sendo apurados, revelem estagnação nas vendas ante 2014. Na avaliação da Abad, os dados de novembro mostram alguma recuperação positiva. As vendas vinham num ritmo de queda mais acelerado até agosto, quando a perda nominal acumulada chegou a ser de 1,88%.

Apesar de haver crescimento nominal em novembro, o desempenho ficou abaixo da inflação no período. A Abad pondera, porém, que no setor os repasses de preços das indústrias ocorrem em períodos pré-determinados ao longo do ano, enquanto os repasses de eventuais aumentos para os preços dos produtos aos clientes não são feitos de forma imediata.

Em termos reais, o mês de novembro registrou queda de 5,10% no faturamento ante o mesmo período do ano anterior. No acumulado dos 11 meses de 2015, a queda real é de 8,85% ante os mesmos meses de 2014.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente