Participamos do

Vendas de materiais de construção caem 12,6% em 2015, diz Abramat

18:15 | Jan. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas na indústria de materiais de construção caíram 12,6% em 2015 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados deflacionados de faturamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Considerando o mês de dezembro, houve queda de 13,7% ante novembro e, comparado a dezembro de 2014, a baixa foi 16,0%.

O presidente da entidade, Walter Cover, afirmou que a situação negativa de renda, emprego e crédito afetou o mercado do varejo e das reformas que, depois de muitos anos de crescimento, apresentou uma queda de 8% com relação a 2014.

Já o mercado das construtoras foi abalado pela falta de confiança na economia, tanto pelas famílias, que prorrogaram a compra do imóvel próprio, como pelos empresários, que adiaram a construção de shopping centers, hotéis e outros empreendimentos. "Isso além dos desdobramentos da Operação Lava Jato, que afetaram as obras de infraestrutura, e da falta de recursos, que reduziu o Minha Casa Minha Vida. No total, o mercado das construtoras caiu 15%", afirmou.

O índice da Abramat também apontou que o nível de emprego na indústria de materiais caiu 8,8% em dezembro em comparação com dezembro de 2014. Em relação a novembro, a queda foi de 2,4%. No acumulado do ano de 2015, a retração atingiu 5,5%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente