Participamos do

Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP

09:55 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A intenção de compra dos consumidores da cidade de São Paulo para o primeiro trimestre do ano sofreu queda na comparação com 2015. O índice de consumidores que pretende efetuar a compra de algum bem durável entre janeiro e março é de 41,2%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia). O montante é 8,4 pontos porcentuais menor que o do mesmo período do ano passado.

O indicador para o primeiro trimestre de 2016 aponta, porém, uma melhora em relação ao ânimo dos consumidores no final do ano passado. O indicador é 6,8 pontos porcentuais mais alto que o do quarto trimestre de 2015.

A amostra de intenção de compra no varejo físico é composta por consumidores da cidade de São Paulo e aborda diversas categorias de produtos, como eletroeletrônicos, informática, telefonia, material de construção, linha branca, vestuário etc. O indicador ainda leva em conta a utilização do crédito nas compras de bens duráveis.

No comércio eletrônico, a intenção de compra também apresenta queda na comparação anual. Um porcentual de 83,2% dos consumidores online pretende fazer novas compras, número 11,2 pontos menor do que o do mesmo período de 2015.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente