PUBLICIDADE
Notícias

Monitor do PIB da FGV aponta queda de 5,2% no trimestre até novembro

07:35 | 21/01/2016
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 5,2% no trimestre até novembro de 2015 em relação a igual período de 2014, estima o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Os dados foram revelados na manhã desta quinta-feira, 21, na divulgação inaugural do Monitor do PIB - indicador que pretende antecipar a tendência do principal indicador da economia, calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas no mês de novembro, o PIB recuou 5,3% em relação a igual período de 2014, apontou o Monitor. Com o resultado, a atividade econômica brasileira caiu 3,2% em 12 meses até novembro de 2015.

Desenvolvido ao longo de três anos, o Monitor do PIB foi anunciado em primeira mão pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em dezembro de 2013 e continuou sendo divulgado com exclusividade até a inclusão do indicador no calendário oficial do Ibre/FGV a partir de janeiro de 2016.

Agora, os resultados do Monitor sempre serão revelados na segunda quinzena de cada mês, às 8h do dia determinado.

O Monitor do PIB é um indicador de volume que estima as Contas Nacionais brasileiras de acordo com as mesmas fontes de informação e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelas estatísticas oficiais do PIB. As informações são disponibilizadas mensalmente para 12 atividades econômicas e cinco componentes da demanda em dados com e sem ajuste sazonal.

O projeto do Monitor é coordenado pelo pesquisador associado do Ibre/FGV Claudio Considera, que chefiou a equipe de Contas Nacionais do IBGE entre 1986 e 1992. A equipe técnica ainda é formada pelas economistas Maria Alice Veloso, também oriunda da equipe de Contas Nacionais do IBGE, e Juliana Carvalho da Cunha.

TAGS