Participamos do

Japão mantém avaliação sobre economia, mas destaca volatilidade do mercado

10:45 | Jan. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo do Japão manteve a avaliação geral sobre a economia do país, dizendo que ela continua a se recuperar moderadamente, enquanto admitiu que há alguns focos de fraqueza. Ao mesmo tempo, disse que é necessário monitorar as flutuações nos mercados.

Em seu relatório mensal sobre a economia relativo a janeiro, publicado nesta quarta-feira, o governo de Tóquio melhorou sua avaliação sobre a produção industrial, enquanto apontou a fraqueza em alguns aspectos da economia, como nas exportações.

O governo também disse que iria implementar rapidamente um orçamento extra para o ano fiscal que termina em março, já autorizado pelo Parlamento, para garantir uma recuperação econômica.

O documento aponta possíveis riscos de baixa, como a desaceleração da China e de outras economias emergentes e o processo de normalização da política monetária nos Estados Unidos.

A moeda japonesa, que tende a se valorizar em momentos de incerteza econômica, ganhou 3,1% ante o dólar até agora em 2016. Já o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, caiu 14% no mesmo período. O iene mais fraco tem sido um grande impulso para o crescimento no lucro das empresas, algo positivo na economia do país, portanto o governo acompanha as mudanças cambiais e seus possíveis impactos. "Deve ser dada atenção aos efeitos das flutuações nos mercados financeiros e de capital", diz o relatório. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente