Participamos do

Inspiramais reúne tendências e inovações em diversos segmentos

O evento reúne expositores que apresentam ideias a partir de design, tecnologia e sustentabilidade a visitantes nacionais e internacionais
10:10 | Jan. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Conhecer as próximas tendências, ter acesso à matéria-prima e se informar sobre o mercado. Esses são alguns dos objetivos do Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. Realizado até esta terça-feira, 12, em São Paulo, o evento reúne, em dois dias, expositores de todo Brasil que apresentam ideias inovadoras e originais por meio de design, tecnologia e sustentabilidade e visitantes nacionais e internacionais que buscam conhecer, em primeira mão, materiais para os segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro.

Na 13ª edição, o Inspiramais traz tendências para o Verão 2017. Dessa forma, é possível que os produtores adquiram, desde já, os materiais necessários para seus produtos que serão comercializados a partir de agosto de 2017. São cerca de 600 novidades desenvolvidas para a indústria da moda.

Essa antecipação de tendências é feita por meio do chamado bureau de tendências realizado pelo Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) - também realizadora do evento -, é coordenado pelo estilista Walter Rodrigues. "Nosso trabalho tem repercutido dentro das pequenas empresas, traduzindo a questão da moda a partir do que elas sabem fazer e, ao mesmo tempo, projeto o que tem de melhor em cada região", explica o estilista.

Indo além da apresentação do que será tendência, uma equipe de 28 consultores auxiliam as 100 empresas integrantes, adaptando para a realidade de cada uma aquilo que estará em alta nas próximas temporadas. Dessa forma, é função do Fórum incentivar as experiências e proporcionar um conteúdo que inspire a criação de coleções que façam com que as empresas se mantenham e se tornem relevantes para o mercado.

"O objetivo é estabelecer uma identidade com originalidade. Antes essas empresas esperavam a demanda do mercado. Hoje elas apresentam essas tendências", explica Rodrigues. Além do Verão 2017, nessa edição também já foi apresentada algumas tendências do Inverno 2017 por meio do projeto Preview do Couro e %2b Estampa.

O Inspiramais é realizado pela Assintecal, Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A repórter Larissa Viegas viajou a convite do evento

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente