Participamos do

Índice alemão Ifo de sentimento das empresas tem menor nível desde fevereiro

07:15 | Jan. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice de sentimento das empresas medido pelo instituto Ifo caiu de 108,6 em dezembro (dado revisado) para 107,3 em janeiro, o nível mais baixo desde fevereiro de 2015. Economistas consultados pelo The Wall Street Journal previam um declínio muito menor para 108,5.

A queda do índice foi causada principalmente pelo pessimismo mais acentuado dos fabricantes e empresas de construção sobre as perspectivas de seus negócios. Já o clima entre as empresas de manufatura atingiu uma baixa de 12 meses, disse que o Instituto Ifo.

O subíndice do Ifo sobre condições atuais recuou de 122,8 em dezembro para 112,5 em janeiro. No mesmo sentido, o subíndice sobre as expectativas das empresas para os próximos seis meses caiu de 104,7 no mês passado para 102,4 neste mês.

Após o índice gerente de compras da Alemanha ter vindo mais fraco do que o esperado na sexta-feira, a pesquisa Ifo espelha preocupações de que a desaceleração econômica na China e problemas em outras grandes economias emergentes irão prejudicar as exportações alemãs e minar as decisões de investimento das empresas.

O Ifo entrevista cerca de 7.000 empresas dos setores de manufatura, construção, atacado e varejo para sua pesquisa mensal. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente