Participamos do

Imóvel como opção de investimento em renda fixa

01:30 | Jan. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Investir em imóveis é algo comum para quem pensa em ter fonte de renda fixa. A valorização do imóvel após a compra e a segurança de ver o dinheiro investido em um bem duradouro são os principais atrativos desse setor. Buscar boas ofertas e ter um planejamento são a base para quem quer começar a empreender no mercado.

 

O economista Victor Leitão alerta que, diante das regras de financiamento em vigor desde 2015, o ideal é que o comprador se planeje para investir. “O melhor é dar a maior entrada possível e barganhar um melhor preço junto à construtora”, afirma.


Além disso, o economista diz que para investir no mercado imobiliário é preciso ter em mente que o retorno não é rápido. “A palavra-chave é pesquisar. Buscar um imóvel que caiba no seu bolso e ver se ele está de acordo com o seu perfil, se você vai alugar ou realmente morar”, diz Victor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE), Apollo Scherer, conta que mesmo com a previsão de retração na economia em 2016, a expectativa para o setor é muito boa e este é um bom momento de compra. “Primeiro porque 2015 foi um ano de readequação dos projetos das construtoras à demanda do mercado e agora elas estão mais abertas a negociar com o cliente”, ressalta Apollo.


O que comprar

O possível investidor pode se perguntar se é melhor investir em imóveis na planta ou usados. “Quem puder comprar um imóvel usado é melhor, pois já dispõe dele, se for pra morar, e já deixa de pagar aluguel, por exemplo. O imóvel novo é para quem não tem dinheiro nenhum para investir no momento e precisa de um financiamento maior”, afirma Apollo.

 

Frente a uma infinidade de opções de imóveis, sejam residenciais ou comerciais, é importante ter uma assessoria para achar o que esteja dentro do seu perfil, é o que avalia o presidente da Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará, Germano Belchior.


Ele ressalta que imóveis seminovos ou usados comprados para alugar são a melhor opção. “Um imóvel comercial dá um bom lucro, se você compra para alugar, por exemplo. Dependendo da localização, ele dá logo um bom retorno”, diz.


A localização também é uma peça-chave na hora de procurar um imóvel para comprar. “Locais com serviços públicos de melhor qualidade são os melhores para investir. Segurança e perspectiva de desenvolvimento do bairro também devem ser levadas em consideração”, conclui Germano. (Larissa Pacheco)


O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO

NA HORA DA COMPRA


RENDA

É preciso ver se a renda familiar permite para evitar o endividamento. O financiamento não deve ser acima de 25% da renda total

 

LOCALIZAÇÃO

Se for para morar, pode dar prioridade a imóveis perto do local de trabalho. Segurança e perspectiva de desenvolvimento do bairro devem ser levadas em conta

 

DETALHES

Olhar os detalhes do imóvel usado, se precisa de reforma. No imóvel novo, ver se foi tudo entregue como era na planta

 

DOCUMENTAÇÃO

Verificar se a documentação do imóvel está nos conformes juridicamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente