Participamos do

EUA exportam petróleo pela primeira vez em 40 anos

10:15 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mal secou a tinta da legislação que suspendeu a proibição às exportações de petróleo dos EUA, em vigor havia quarenta anos, e as petrolíferas norte-americanas já estão se movimentando para fazer seus primeiros embarques.

Dois navios com carregamentos de petróleo zarparam de portos no Texas nas duas últimas semanas e há expectativa de mais embarques. As primeiras vendas seguiram para a Europa mas, no longo prazo, a América Latina e a Ásia deverão se tornar clientes dos EUA, segundo especialistas da indústria.

As exportações de petróleo começaram menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, assinar a lei que aboliu a proibição. Grandes empresas de infraestrutura, como a Plains All American Pipeline e a Enterprise Product Partners, passaram os últimos anos investindo bilhões de dólares na construção de novos oleodutos, tanques de armazenamento e docas em portos.

O primeiro carregamento de petróleo partiu de Corpus Christi, no Texas, na véspera do ano-novo, e foi feito pela ConocoPhillips, com destino ao Estado alemão da Baviera.

Outro carregamento foi feito a partir do terminal da Enterprise em Houston, no começo do ano, e segue para a cidade francesa de Marselha. De lá, o petróleo será transportado via oleoduto para uma refinaria na Suíça. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente