Participamos do

EUA: CPI recua em dezembro, mas núcleo acelera 2,1% na comparação anual

10:55 | Jan. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recuou 0,1% na comparação entre dezembro de 2015 com o mês anterior. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam estabilidade no indicador.

Segundo o Departamento do Trabalho, o número é um sinal de que a economia ainda absorve os impactos da alta do dólar, que torna mais baratas as importações, e da queda dos preços de energia.

Já o núcleo do CPI, que exclui os preços de alimentos e energia, avançou 0,1% em dezembro ante novembro de 2015. O resultado também ficou abaixo da expectativa dos analistas, que era de alta de 0,2%.

Na comparação com dezembro do ano passado, o CPI subiu 0,7%. Novamente, o dado foi afetado pela queda dos preços de energia, que recuaram 12,6% na mesma base de comparação. O núcleo do CPI, no entanto, acelerou 2,1% em dezembro na comparação anual, influenciado pela alta nos custos de habitação, transportes e assistência médica. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente