Participamos do

Endividamento das famílias com sistema financeiro cai a 45,8% em outubro, diz BC

10:55 | Jan. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro caiu de 46,1% em setembro para 45,8% em outubro, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Banco Central. A instituição começou a fazer o levantamento em janeiro de 2005 e o retrato sobre o nível de dívidas brasileiras passou a ser incorporado na nota de crédito pelo BC em agosto do ano passado. Os dados de outubro foram divulgados apenas nesta quarta, quando o BC trouxe a nota de crédito de dezembro.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses e incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas do IBGE. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento apresentou queda em outubro, ficando em 26,8% da renda anual. Em setembro, estava em 27,1%.

Ainda segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) caiu um pouco de setembro (22,8%) para novembro (22,4%). Descontados os empréstimos imobiliários, o comprometimento da renda passou de 20,3% em setembro para 20,0% em outubro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente