Participamos do

Ceará negocia exportação de melão para a China

Missão chinesa visita áreas de plantio de melão em Icapuí, para estabelecer acordo fitossanitário de importação do produto
10:43 | Jan. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 O Ceará pode fechar um negócio para exportar melões e melancias para a China. Uma missão de especialistas do órgão de defesa agropecuária do país - a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) – está no Estado nesta quarta-feira, 27, para conhecer o sistema de cultivo e os controles fitossanitários do plantio de melão. A missão, que está sendo conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pretende liberar as exportações do produto ao país asiático.

O grupo está visitando áreas de produção de melão no País, que ficam em Mossoró (RN) e em Icapuí (CE). Nestes encontros, os chineses conversam com produtores e autoridades fitossanitárias dos dois estados. A missão ocorre desde a última terça-feira, 26, e segue até a quinta-feira, 28, com dois especialistas da AQSIQ e fiscais federais agropecuários do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa e das superintendências estaduais.

[SAIBAMAIS 1] Acordo
Segundo o Ministério da Agriculutura, a visita é uma das etapas necessárias para viabilizar um acordo sanitário bilateral e, por consequência, liberar a exportação do melão brasileiro. As negociações tiveram início em 2013, quando o Brasil enviou de um relatório técnico à autoridade chinesa manifestando interesse em vender o produto.

Em recente viagem à China, a ministra Kátia Abreu levou o assunto ao ministro da AQSIQ, Zhi Shuping, que afirmou estar acompanhando o pedido brasileiro. A China, principal destino dos produtos agropecuários brasileiro, embarcou no ano passado 24% de tudo que o agronegócio exportou, principalmente em soja e celulose. Em 2016, o país permanecerá na lista de mercados prioritários para o Mapa, que estima potencial de aumento de 18% no comércio bilateral até 2018.

Fruticultura
A fruticultura é um dos protagonistas do agronegócio cearense. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, havia 545 mil hectares de frutas, com a produção de 1.650 mil toneladas, gerando um Valor Bruto da Produção de R$ 1.358 milhões, sendo o 6º produtor nacional de frutas, o 1º produtor de caju, o 2º de coco, maracujá e melão, e o 3º de mamão.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente