Participamos do

BC russo minimiza danos ao sistema financeiro por causa da depreciação do rublo

11:35 | Jan. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco da Rússia reiterou há pouco que o tombo do rublo não representa risco ao sistema financeiro. Segundo a autoridade monetária, o declínio tem sido suave e em consequência da queda dos preços do petróleo. O comentário surge após a moeda russa atingir a mínima histórica de 80,93 rublos por dólar durante a sessão desta quarta-feira.

"Os indicadores de estabilidade financeira estão em níveis normais", afirmou hoje o BC russo em um comunicado enviado por e-mail.

A posição do Banco da Rússia sugere que ele não planeja intervir no mercado para resguardar o valor de sua moeda, como em outras ocasiões no passado. Anteriormente, ele havia afirmado que estava disposto a usar todas as ferramentas disponíveis para assegurar a estabilidade financeira, caso necessário.

A cotação do rublo vem sofrendo com a queda dos preços do petróleo, o principal produto de exportação do país. No pregão de hoje, a moeda também chegou a tocar o menor patamar ante o euro desde dezembro de 2014.

O tombo do preço do barril de petróleo tem prejudicado a economia russa, que contraiu 3,7% no ano passado, de acordo com estimativas preliminares do governo. Cerca de metade do orçamento federal depende das rendas obtidas com o petróleo e o gás. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente