Participamos do

BC e bancos da China fazem venda cambial de 26,59 tri de yuans em dezembro

09:25 | Jan. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) e as instituições financeiras do país fizeram vendas líquidas de 628,98 bilhões de yuans (US$ 95,6 bilhões) em moeda estrangeira em dezembro, segundo cálculo do Wall Street Journal feito a partir de dados do banco central divulgados nesta segunda-feira.

O dado relativo a dezembro é divulgado após a venda líquida de 221,27 bilhões de yuans em moeda estrangeira em novembro, indicando que o capital continuou a sair da segunda maior economia do mundo.

A China tem enfrentado uma pressão crescente de saída de capital, no momento em que sua economia desacelera. Também em dezembro, as reservas em moeda estrangeira da China tiveram sua maior queda mensal já registrada, recuando ao nível mais baixo em quase três anos, conforme o yuan se enfraquecia em relação ao dólar.

No fim de dezembro, a posição total do sistema bancário chinês era de 26,59 trilhões de yuans, abaixo dos 27,21 trilhões de yuans do fim de novembro, informou o PBoC. Os dados incluem as compras e vendas de bancos comerciais e outras instituições financeiras, mas em grande medida refletem as transações do banco central.

O cálculo é tido como um indicador bruto das mudanças nas condições de liquidez da China, mas não mostra o volume de entradas líquidas que o PBoC esterilizou com emissões de títulos ou por meio de outras medidas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente