Participamos do

BC chinês injeta mais 100 bilhões de yuans via operações de mercado aberto

05:15 | Jan. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) injetou hoje mais 100 bilhões de yuans (US$ 15,21 bilhões) no sistema financeiro por meio de operações de mercado aberto, ampliando a injeção líquida na semana para o montante recorde de 690 bilhões de yuans.

Essas operações normalmente ocorrem às terças e quintas-feiras, mas o PBoC anunciou ontem que, excepcionalmente, atuará nos dias úteis do período entre hoje e 19 de fevereiro.

Desde a semana passada, o PBoC vem intensificando as injeções de capital, com o objetivo de prover liquidez antes do feriado do ano-novo chinês, que será na segunda semana de fevereiro.

O BC chinês também busca conter a aceleração da fuga de capitais, num momento em que crescem os temores com a saúde econômica da China e com a turbulência recente nos mercados financeiros do gigante asiático.

Ontem, o PBoC injetou 340 bilhões de yuans via operações de mercado aberto, após fornecer 440 bilhões de yuans na terça-feira.

A última vez em que o PBoC fez uma injeção líquida semanal semelhante foi em fevereiro de 2013, quando o total oferecido atingiu 662 bilhões de yuans. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente