Participamos do

Alemanha registra superávit orçamentário de 12,1 bilhões de euros em 2015

14:25 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo alemão registrou um superávit orçamentário de 12,1 bilhões de euros no ano passado. Segundo o Ministério das Finanças, o resultado foi ajudado pelo crescimento da economia, aumento da arrecadação fiscal e pela robustez do mercado de trabalho.

Os gastos governamentais atingiram 299,3 bilhões de euros no ano passado, 2,6 bilhões a menos do que o estimado inicialmente. Já as receitas superaram a previsão em 1,6 bilhão de euros.

A folga no Orçamento, o dobro da prevista inicialmente, irá ajudar a acomodar o fluxo recorde de imigrantes na maior economia do continente, disse o ministro das Finanças, Wolfgang Shaeuble. "Iremos precisar urgentemente do superávit para pagar os custos da acomodação e integração dos imigrantes", disse o ministro. "Queremos fazer isso sem criar novas dívidas esse ano, se possível."

Em novembro, o governo alemão afirmou que havia separado o superávit orçamentário de 2015, então estimado em cerca de 6,1 bilhões de euros, para cobrir as despesas com a chegada dos imigrantes. Em seu plano orçamentário, Berlim assinalou a necessidade de cerca de 8 bilhões de euros em 2016 para cobrir esses custos.

No ano passado, cerca de 1,1 milhões de imigrantes chegara à Alemanha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente