Participamos do

Ações de clientes de corretora liquidada estão preservadas

Segundo informou hoje (8) o BC, corretoras apenas custodiam e fazem a intermediação de compra de títulos e ações, cobrando uma taxa de custódia e de corretagem.
12:47 | Jan. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os títulos e as ações de propriedades de clientes, sob custódia da TOV Corretora, liquidada pelo Banco Central (BC), estão preservados. Segundo informou hoje (8) o BC, corretoras apenas custodiam e fazem a intermediação de compra de títulos e ações, cobrando uma taxa de custódia e de corretagem. Portanto, caberá aos clientes transferir a custódia dos recursos que possuíam junto à TOV para outra instituição autorizada a prestar esse serviço, acrescentou o BC.

Ontem (7), o BC decretou a liquidação da corretora por constatar graves violações às normas legais que disciplinam a atuação das corretoras de câmbio, títulos e valores mobiliários.

 “Nos próximos dias, o liquidante deverá apresentar ao Banco Central relatório com o balanço geral e o inventário patrimonial da instituição, na data da decretação do regime especial. O BC procederá a inquérito, a fim de apurar as causas que levaram a corretora ao regime especial e a responsabilidade de seus controladores e administradores”, informou a instituição em nota.

O Banco Central acrescentou que os clientes devem aguardar as ações e as comunicações do liquidante nomeado pela autarquia, Tubinambá Quirino dos Santos.

O BC informou, ainda, que o dinheiro depositado em Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários não tem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). No entanto, a BM&FBovespa Supervisão de Mercados possui Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos.

 

Agência Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente