PUBLICIDADE
Notícias

Vendas do comércio varejista caíram 2% em novembro, diz Boa Vista SCPC

10:30 | 14/12/2015
Um dos principais indicadores antecedentes da atividade econômica, as vendas do comércio caíram em novembro em todas as bases de comparação. Reiterando a profundidade da recessão por que passa a economia brasileira, o movimento no comércio despencou 2% no mês passado na análise dos dados nacionais dessazonalizados na comparação com outubro. O levantamento e compilação dos números são da Boa Vista SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito) .

No acumulado do ano até novembro, foi registrado recuo de 2,6% nas vendas relativamente ao mesmo período de 2014. Na contabilização dos negócios no período de 12 meses, que se estende de dezembro do ano passado a novembro último, o setor varejista amargou uma retração de 2,4% nas vendas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado a retração foi ainda maior e as vendas cederam 3,7%.

De acordo com registros da Boa Vista SPC, o indicador vem transitando pelo território negativo desde julho e só vem acelerando o ritmo de queda. Para os técnicos da Boa Vista SCPC, fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra consumidor.

"2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016", dizem os técnicos da Boa Vista.

TAGS