PUBLICIDADE
Notícias

Unifor e Prefeitura ganham prêmio do BID

Projeto Fortaleza Inteligente, que está sendo implementado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) ganha destaque na América Latina

14:26 | 27/12/2015

Por meio do programa Fortaleza Inteligente, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Prefeitura foram premiadas na categoria "Cidade Big Data" do concurso Gobernarte, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria, chamada de projeto I3FOR, ainda contou com a Universidade do Arizona, dos Estados Unidos. 

 

Já em sua terceira edição, o prêmio selecionou ações públicas de cidades da América Latina e Caribe. A iniciativa da Capital cearense que foi a vencedora usa dados sobre pedestres e veículos para reduzir o tempo de viagem e melhorar o conforto dos usuários do transporte público e está sendo implantada pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e outros órgãos da administração municipal, como a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos.

 

De acordo com o presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno, o reconhecimento ao trabalho que está sendo feito “é uma garantia de que a cidade de Fortaleza, pelo que a Prefeitura definiu com as ações já implementadas, está indo no caminho certo para garantir aos seus cidadãos a qualidade de vida que as inovações tecnológicas podem possibilitar. Vamos avançar ainda mais”, garante.

 

O prêmio

O Gobernarte tem como objetivo identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em cidades da América Latina e do Caribe.

 

A outra cidade brasileira premiada no Gobenarte foi São Bernardo do Campo, município do interior de São Paulo, também na categoria “Cidade de Big Data”. Os demais selecionados, na categoria “Cidades e registros de pessoas”,  são da Venezuela, da Guatemala e do Equador. Ao todo, o BID recebeu 95 iniciativas para a seleção.  


Sobre o Fortaleza Inteligente

É um programa da Prefeitura de Fortaleza, sob a coordenação da Citinova, responsável por criar um ambiente favorável na Cidade para que o acesso e a produção de informação sejam potencializadores do bem-estar das pessoas. Ele se apoia nas seguintes iniciativas:
 
- WiFi Público Gratuito

Projeto com pontos de acesso gratuito à Internet, distribuídos em locais estratégicos de Fortaleza, como praças, parques e paradas de ônibus

- Fortaleza Dados Abertos

Tem como objetivo incentivar a transparência e a inovação na cidade por meio da publicação de dados públicos e do estímulo à exploração desse material

- Casa da Cultura Digital

Espaço dinâmico e interativo voltado para a difusão, a formação e a criação em cultura digital. A casa abriga oficinas, cursos, encontros, criação e degustação de elementos da cultura digital, bem como diversas outras atividades da mesma natureza

Redação O POVO Online

TAGS