PUBLICIDADE
Notícias

Risco de falta de energia em 2015 no SE, CO e NE continua em zero, informa CMSE

16:35 | 09/12/2015
O risco de desabastecimento de energia continua em zero em dezembro nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e no Nordeste, de acordo com informações do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Os números consideram todos os cenários utilizados pelo órgão para monitorar o setor elétrico no País, como a série histórica de chuvas dos últimos 82 anos, a série sintética, que desdobra o histórico em 2.000 cenários artificiais, e a utilização de usinas termelétricas.

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira, 9, pelo órgão, o Brasil conta com uma sobra estrutural de 9.359 MW médios para atender o consumo. "Em 2015, entraram em operação 5.170 MW do total de 6.410 MW de capacidade de geração previstos, dos quais 721,8 MW desde a última reunião deste comitê", diz o comunicado.

Em outubro, as chuvas ficaram acima da média história apenas nas regiões Sudeste/Centro-Oeste (118%) e Sul (202%). Já nas regiões Nordeste (16% do esperado) e Norte (44%), as chuvas ficaram muito abaixo da média para o período.

"Além das análises apresentadas, outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das afluências e anos semelhantes de afluências obtidas do histórico, não indicam, no momento, insuficiência de suprimento energético neste ano", conclui o comunicado.

TAGS