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Quatro em cada dez micro e pequenos empresários investem nas promoções de Natal

Com cenário econômico de retração, empresários fazem promoções para aumentar o volume de clientes e reduzir os estoque, mostra SPC Brasil

09:31 | 17/12/2015

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quatro em cada dez (43%) proprietários ou responsáveis pela gestão financeira de micro e pequenas empresas estão, de maneira atípica, buscando alternativas para alavancar as vendas em dezembro e fazendo promoções em seus produtos e serviços, que tradicionalmente só ocorrem em janeiro.

De acordo com o levantamento, feito em todo o Brasil, 49% dos empresários do setor de comércio estão fazendo ou farão promoções em suas lojas no Natal - já o setor de serviços compreende uma parcela menor, 38%.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti,avalia que essa estratégia pode ser boa mas os comerciantes não devem esperar lucro superior ao do ano passado por causa da situação econômica vivida pelo País este ano.

De fato, entre os micro e pequenos empresários que estão fazendo ou pretendem fazer promoções, 67% disseram que o objetivo é aumentar o volume de clientes na loja, sendo esta uma estratégia para atraí-los. Outros 29% afirmaram que as vendas estão ruins, e querem reduzir o estoque parado - com destaque para o setor de comércio, com 35% ante 21% do setor de serviços.

Já entre os que não pretendem fazer promoções no Natal, 67% não veem a necessidade e 17% afirmam que o Natal é a oportunidade para vender com maior margem de lucro - destaque entre o setor de comércio (25%). Já Os consumidores estão comprando menos e preferindo lugares que dão bons descontos e melhores oportunidades de pagamento.

Um levantamento realizado pelo SPC Brasil, mostra que para 76,7% dos consumidores as promoções e descontos dos produtos são os principais fatores responsáveis por levarem os consumidores a entrarem nas lojas, seguido pelos preços (49,7%).

Metodologia

O SPC Brasil entrevistou 800 proprietários ou responsáveis pela gestão financeira de micro e pequenas empresas situadas nos 27 estados brasileiros. Foram consideradas MPEs aquelas que possuem de 1 a 49 funcionários. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

 

Redação O POVO Online

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