PUBLICIDADE
Notícias

Produção menor de arroz e trigo puxa revisão de safra para baixo, afirma IBGE

09:15 | 11/12/2015
As perdas nas culturas de arroz e trigo levaram à redução na previsão da safra nacional de grãos para 2015, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro, divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O excesso de chuvas fez reduzir a estimativa da área colhida e do rendimento das culturas de inverno, disse Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

"De outubro para novembro, os principais itens que caíram foram arroz e trigo, as culturas de inverno, que estão concentradas na região Sul. O excesso de chuvas resultou em perdas de área e de rendimento", confirmou Andreazzi.

A produção de arroz em 2015 será 1,7% menor do que estava previsto em outubro. A estimativa para a safra de trigo também diminuiu 1,7%.

"O excesso de chuvas também dificulta a prevenção de doenças. Você não consegue entrar com o maquinário no campo, o produtor não consegue fazer os tratos culturais. As colheitas ficam desprotegidas, as doenças se espalham. Com a chuva na colheita, cai a qualidade também", lembrou o gerente do IBGE.

Também houve revisão para baixo nas culturas de batata 3ª safra (-2,1%), cacau (-2,1%), mandioca (-2,6%), triticale (-5,0%), mamona (-8,6%) e cevada (-25,6%). "Esses produtos estão sendo colhidos agora", justificou Andreazzi. "No cacau, (a queda) é problema de estiagem na Bahia, houve menor área, problema de doença na cultura", acrescentou.

Na direção oposta, houve melhora nas estimativas de novembro ante outubro para as safras de feijão 1ª safra (7,5%), cebola (+1,3%) e aveia (0,9%). O salto na previsão do feijão de 1ª safra foi justificado pela entrada de informações de plantações em áreas irrigadas na Bahia, explicou Andreazzi.

Área colhida

O País deve colher 57,7 milhões de hectares em 2015, um crescimento de 1,8% em relação à área colhida em 2014, que foi de 56,7 milhões de hectares, segundo o levantamento divulgado pelo IBGE. No entanto, houve redução de 76.306 hectares em relação à expectativa do mês anterior, ligeira queda de 0,1%.

O arroz, o milho e a soja - os três principais produtos, que representam 92,8% da estimativa da produção - responderam por 86,3% da área a ser colhida. A área de soja cresce 5,9% em 2015 ante 2014, enquanto a do milho aumenta 0,9%. A área de arroz teve redução de 8,3%.

Quanto à produção, a safra será 1,2% maior para o arroz, 11,7% para a soja e de 7,3% para o milho.

TAGS