PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Coreia do Sul nomeia novo ministro das Finanças

07:25 | 21/12/2015
A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, nomeou nesta segunda-feira o ex-ministro dos Transportes Yoo Il-ho como o novo ministro das Finanças do país, em meio a uma reforma parcial no comando dos ministérios. "A política econômica deve ter consistência e seu tom fundamental será mantido", disse o novo ministro das Finanças, que prometeu "não se desviar muito" da trilha do antecessor.

Yoo, de 60 anos, é deputado há dois mandatos pelo partido governista da presidente e ficará no lugar de Choi Kyung-hwan, que estava no posto desde junho de 2014. Foi divulgado que Choi deixará o posto para concorrer nas eleições parlamentares do próximo ano.

Bastante envolvido na formação da política econômica da atual presidente, Yoo não deve fazer mudanças drásticas na condução do ministério. Ele deixou o posto de ministro dos Transportes no mês passado.

A mudança ocorre no momento em que a economia sul-coreana continua a enfrentar a desaceleração nas exportações. Recentes estímulos, por sua vez, têm perdido eficácia no país.

O Federal Reserve, o banco central norte-americano, começou a apertar sua política monetária na semana passada, o que pode colocar a Coreia do Sul em risco de maior volatilidade financeira. Um economista, Yoo entrou na política em 2008, como parlamentar. Ele é doutor em Economia pela Universidade da Pensilvânia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS