PUBLICIDADE
Notícias

Praet, do BCE, atribui frustração com medidas do BCE a período de silêncio

08:55 | 11/12/2015
Peter Praet, integrante do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), culpou o recente descasamento das expectativas dos investidores e da política do BCE ao fato de a instituição não comentar sobre política monetária uma semana antes de suas reuniões.

No encontro do último dia 3, o BCE frustrou os investidores ao anunciar novas medidas de relaxamento monetário que ficaram aquém do esperado.

Em entrevista publicada na edição de hoje do jornal alemão Handelsblatt, Praet lembrou que o BCE havia dito em outubro que revisaria sua política em dezembro.

"Os mercados já reagiram a isso lá atrás, o que era compreensível. O problema é que as expectativas dos mercados ficaram ainda maiores no meio tempo e persistiram, embora os dados econômicos mais recentes tenham sido encorajadores", disse Praet à publicação alemã.

Segundo Praet, o "grande problema" foi que, durante o último período de silêncio, "os mercados exageraram essa situação novamente". "Mas não pudemos responder a isso porque somos a obrigados a nos manter em silêncio", explicou.

Neste ano, o BCE divulgou diretrizes de comunicação para os membro do conselho executivo, determinando que "discursos e comentários públicos, feitos nos sete dias que antecedem uma reunião de política monetária do conselho diretor, não devem chegar ao ponto de influenciar as expectativas sobre decisões de política monetária pendentes".

Na entrevista, Praet também afirmou que o BCE deve tomar novas medidas acomodatícias, se necessário. "Já dissemos com clareza que estamos preparados para fazer mais, se houver necessidade." Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS