PUBLICIDADE
Notícias

PMI industrial do Brasil cai de 44,1 em outubro para 43,8 em novembro, diz Markit

09:45 | 01/12/2015
O índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil caiu de 44,1 em outubro para 43,8 em novembro, segundo dados sazonalmente ajustados da pesquisa da Markit. Esse é o menor patamar em 80 meses. Leituras abaixo de 50 indicam contração da atividade, enquanto valores acima dessa marca apontam expansão. Este foi o décimo mês seguido que o PMI brasileiro ficou abaixo de 50.

Segundo a Markit, a fraca demanda subjacente fez as empresas brasileiras cortarem a produção em um ritmo forte. Também houve queda nas exportações, embora tênue, e forte baixa no indicador sobre contratações de funcionários. Enquanto isso, a alta do dólar continua elevando os custos para as empresas, que repassam os ajustes para os consumidores.

Os níveis de estoques continuaram caindo em novembro, com os estoques de matérias-primas e itens semimanufaturados recuando pelo 11º mês seguido. A queda nos estoques de produtos acabados foi a mais forte desde agosto de 2009.

"A projeção para o setor industrial parece desoladora. A queda no emprego, combinada com o aumento de impostos e a elevação nos custos de empréstimos, que levam a uma redução na renda das famílias, deve aprofundar a recessão do País. Nem mesmo a alta do dólar tem elevado as exportações", diz em nota a economista da Markit Pollyana de Lima.

TAGS