PUBLICIDADE
Notícias

Não esqueça do que fica

01:30 | 19/12/2015
Dezembro, férias, Natal e Ano Novo. Hora de viajar. Mas, antes de partir, é importante cuidar de algo que fica: o seu imóvel. É preciso se certificar de que ele estará seguro e que não vai gerar despesas desnecessárias durante a sua ausência.

 

No que diz respeito à segurança, recomenda-se que a chave do imóvel fique com alguém de confiança, de preferência um familiar ou amigo próximo. Paulo Sanford, síndico profissional, conta que costuma orientar os moradores a deixar na portaria apenas o nome e o número de telefone dessa pessoa de confiança, e não a chave.


Além disso, quando se mora em casa não contida em um condomínio fechado, é importante instalar grades ou outros tipos de proteções em todas as janelas, assim como providenciar o isolamento de alguma área que possa dar acesso ao imóvel.


Adriano Espíndola, mestre em Direito Civil e advogado da Espíndola Imobiliária, atuante na área imobiliária, comenta que mesmo em condomínios fechados é necessário ter precauções, como checar o estado de conservação de fechaduras e portas. Ele sugere que seja comunicado ao síndico o período de ausência do morador, para que seja autorizado a entrar no imóvel apenas quem tiver sido previamente indicado pelo proprietário. (Anderson Cid, especial para O POVO)


Água e gás

Os registros de água devem ser desligados, de modo que não haja vazamentos. Nesse caso em específico, um acidente teria proporções bem maiores do que o normal, visto que não haveria alguém no imóvel para tomar uma providência ou mesmo para perceber que há vazamento, fazendo com que ele continue por tempo indefinido.

 

Com relação ao gás, é importante lembrar de deixar a válvula bloqueada, para evitar possíveis acidentes. De acordo com a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), deve-se prestar atenção também nos aparelhos que funcionam a base de gás natural, se houver no imóvel. Esses equipamentos devem ser instalados em locais que possuem ventilação constante.

TAGS