PUBLICIDADE
Notícias

Japão pode ter evitado recessão técnica, segundo economistas

09:25 | 01/12/2015
Diferentemente das primeiras estimativas, a economia do Japão pode ter crescido ao longo dos meses de verão local, o que evitaria por pouco uma recessão técnica, disseram economistas, que se basearam em dados mais recentes de gasto de capital, usados para revisar os números do crescimento.

O relatório trimestral do Ministério das Finanças sobre as companhias mostrou que o investimento das empresas avançou 5,4% no terceiro trimestre, após um modesto declínio no trimestre anterior. Isso significa que o governo subestimou o investimento no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) preliminar, divulgado no mês passado, chegando à conclusão incorreta de que o PIB encolheu novamente no terceiro trimestre, disseram economistas.

O Japão "escapou por pouco de um segundo trimestre consecutivo de contração", disse Ryutaro Kono, economista-chefe de Japão do BNP Paribas. Segundo ele, porém, isso não muda o fato de que a desaceleração nas economias emergentes pesou sobre a economia japonesa, levando a ajustes em estoques.

Kono prevê que o PIB anualizado do terceiro trimestre tenha avançado 0,2%, em vez do recuo de 0,8% apontado preliminarmente. O investimento de capital será alterado para uma alta de 0,4%, em vez da queda preliminar de 1,3% apontada. Os números de investimento de capital não são atualizados.

O J.P. Morgan Securities, o Barclays e o Goldman Sachs também esperam que o governo japonês revise o PIB para o território positivo. A revisão deve ser divulgada no dia 8 de dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS