PUBLICIDADE
Notícias

Itália deve crescer 0,8% em 2015, diz Renzi

10:35 | 29/12/2015
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou hoje que o governo estima expansão de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano, o que representa uma ligeira redução em relação à previsão anterior, de 0,9%.

Segundo Renzi, "2015 foi um bom ano" e a Itália finalmente voltará a ver um sinal positivo, em termos de crescimento econômico.

Neste ano, a Itália está emergindo de sua pior recessão no período pós-guerra.

Renzi disse ainda que o setor bancário italiano é mais sólido do que os de outros países europeus, o que elimina a possibilidade de os bancos do país enfrentarem risco sistêmico.

O comentário de Renzi vem num momento em que o governo enfrenta crescente pressão, depois de implementar um plano para resgatar os quatro maiores bancos do país, no valor de 3,6 bilhões de euros (US$ 3,96 bilhões). O plano prejudicou mais de 10.500 acionistas e detentores de bônus, cujos investimentos evaporaram.

"Não há risco sistêmico para os bancos italianos", disse Renzi, durante sua tradicional coletiva de fim de ano, em Roma. O premiê disse ainda que o país tem bancos demais, sugerindo que o setor precisar ampliar a consolidação. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS