PUBLICIDADE
Notícias

Índice Cielo de Varejo cai 5,5% em novembro ante mesmo mês de 2014

15:25 | 15/12/2015
O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) recuou 5,5% em novembro em relação a igual mês do ano passado, após ter recuado 3,3% em outubro na mesma base de comparação, na série com ajuste de inflação. É a quarta retração seguida do indicador na comparação anual.

Diferentemente de outubro, quando o calendário mais favorável minimizou as perdas do mês, em novembro ocorreu o contrário. "A troca de dias dos feriados de Finados e Proclamação da República e dos dias da semana - um sábado a menos e uma segunda-feira a mais na comparação com o mesmo mês do ano passado - tiveram um efeito líquido negativo nas vendas do mês", diz a nota técnica da Cielo.

Entre as regiões, a maior retração foi observada no Norte, com queda anual de 7,1%. O Sul, que liderou as perdas nos meses anteriores, cedeu 7,0%. O Centro-Oeste recuou 5,6%. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram, respectivamente, baixas de 5,5% e 4,2%.

Todos os setores que compõem o varejo ampliado registraram queda. Os que comercializam bens duráveis e semiduráveis, que geralmente tem maior tíquete médio e menor frequência de compra, seguem com a maior retração do índice.

Já o grupo que comercializa bens não duráveis, cujo comportamento vinha se mostrando mais resiliente, apresentou desaceleração em novembro, puxado por forte baixa no setor de postos de combustíveis.

TAGS