PUBLICIDADE
Notícias

Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE

12:30 | 09/12/2015
O reajuste de contratos indexados à inflação levará a novos aumentos expressivos em 2016 de itens que integram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), lembrou nesta quarta-feira, 9, a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.

O IPCA acumulado em 12 meses chegou a dois dígitos em novembro: 10,48%. "A gente tem vários itens que são reajustados por contrato, como plano de saúde. Então isso vai provocar aumento forte em alguns itens no ano seguinte", confirmou Eulina.

A coordenadora do indicador reconheceu que há uma questão psicológica que induz a aumentos espalhados de produtos e serviços em um cenário de inflação alta. No entanto, ela afirma que o quadro atual não é comparável à época da hiperinflação.

"Ainda está muito longe de comparar à hiperinflação, porque naquela época não havia parâmetro de preços. Aumentava várias vezes por dia. Você não conseguia nem explicar de onde vinha a inflação. Agora a gente domina os resultados, a gente sabe o que está acontecendo", explicou.

TAGS