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FecomercioSP aponta aumento nos preços dos produtos da ceia de Natal em 2015

17:55 | 11/12/2015
A ceia de Natal dos brasileiros vai ficar mais cara em 2015, aponta levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alguns dos produtos mais consumidos nesta época do ano, como aves e peixes, estão bem mais caros do que no mesmo período de 2014.

O preço do frango, principal ingrediente do salpicão, avançou 13,18% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A maçã, outro ingrediente da receita, subiu 19%.

Entre os 20 tipos de peixes pesquisados pelo IBGE, oito apresentaram aumento de preço acima da inflação média de 10,48%. As maiores altas foram registradas nos preços da merluza (+39,58%) e da castanha (+28,94%). Por outro lado, os preços do dourado recuaram 0,21% e da tilápia cederam 1,63%.

O levantamento também mostra que os acompanhamentos ou temperos de receitas de Natal também apresentaram inflação de dois dígitos. A cebola avançou 48,01%, a batata-inglesa subiu 47,55% e o alho teve elevação de 48,61%.

Em relação às bebidas, refrigerantes e água mineral registram alta de 10,40% e a cerveja avançou 8,95%.

O levantamento lembra que alguns produtos tradicionais da ceia de Natal, como peru, bacalhau, nozes e vinho não são acompanhados pelo IBGE. "Mas, dado que alguns deles são importados e sofrem, portanto, os efeitos da variação cambial, é provável que estejam mais caros do que no ano passado", afirmou.

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