PUBLICIDADE
Notícias

Eletrobras assina acordo para importação de energia do Uruguai até 31/12

06:35 | 01/12/2015
A Eletrobras assinou nesta segunda-feira, 30, um acordo com a Administración Nacional de Usinas Y Transmissiones Elétricas (UTE), do Uruguai, para fornecimento de energia gerada naquele país para o Brasil. Segundo a estatal brasileira, a importação de energia se dará em caráter excepcional e temporário, até o próximo dia 31 de dezembro.

A energia será fornecida pelas Estações Conversoras de Rivera, com potência máxima de 70MW, e de Melo, com potência máxima de 500MW. Os dois municípios ficam na fronteira do Uruguai com o Brasil. Segundo a Eletrobras, a Estação de Melo está em estágio de testes pré-operacionais. Portanto, inicialmente, a energia será fornecida somente pela unidade de Rivera.

Segundo comunicado divulgado pela Eletrobras, a importação será realizada por meio de ofertas semanais de energia, na fronteira com o Brasil. O destino final da energia adquirida é o mercado de curto prazo. A Eletrobras será o agente responsável pela importação, e os custos que ultrapassarem o Preço da Liquidação de Diferenças (PLD), na contabilização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), poderão ser recuperados por meio de encargo destinado à cobertura dos custos do serviço do sistema, após aprovação dos valores pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Eletrobras também não terá que arcar com eventuais inadimplências no mercado de curto prazo, e nem com o pagamento de eventual custo de despacho adicional da energia.

TAGS