PUBLICIDADE
Notícias

Confira dicas do Inmetro para comprar produtos de Natal com segurança

O instituto alerta para os riscos em produtos mais procurados pelo consumidor, como luzes pisca-pisca e brinquedos para crianças

14:43 | 14/12/2015
NULL
NULL
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou, nesta segunda-feira, 14, recomendações para os consumidores na hora de fazer as compras natalinas. Os produtos infantis e eletrodomésticos lideram os relatos de acidentes de consumo, por isso, exigem atenção redobrada.

“Dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) mostram que, de 2006 a 2015, os produtos infantis respondem por 13,27 % dos casos, e os eletrodomésticos lideram este ranking, com 17,92 % dos relatos", aponta Paulo Coscarelli, assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf).

Os brinquedos comercializados no Brasil para crianças até 14 anos, por exemplo, devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Essa é a principal evidência de que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no Regulamento Mercosul.

Segundo o Inmetro, a certificação de brinquedos é compulsória no Brasil desde 1992, e os produtos são avaliados em diversos itens de segurança. “Compre o brinquedo em pontos de venda legalmente estabelecidos, jamais em mercado paralelo. Exija Nota Fiscal. É importante observar na embalagem a faixa etária a que o produto se destina, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança”, frisa Paulo.

O assessor alerta ainda os clientes a conferirem quando crianças de diferentes faixas brincam juntas, pois as mais novas podem ter acesso aos brinquedos que, em sua idade, são um risco.

Eletrodomésticos
Os fabricantes e importadores de eletrodomésticos só podem comercializar, desde 1º de janeiro de 2013, produtos que estejam certificados, com requisitos compulsórios de segurança elétrica. É importante que o consumidor, antes de usar o produto, leia atentamente as instruções obre cuidados que devem ser tomados para minimizar o risco de que acidentes.

Luzes pisca-pisca

No Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº335/11 e não são certificadas. Mesmo assim, devem atender aos requisitos obrigatórios e só podem ser comercializadas com as informações em português: tensão; corrente; potência máxima do conjunto; e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador, bem como se o produto pode ser instalado em ambientes externos ou se só pode ser utilizado em ambientes internos.

Segundo o Inmetro, não respeitar essa indicação de uso pode aumentar o risco de acidentes, como incêndios e curto-circuito. “Os produtos só podem ser comercializados com o plugue que atenda ao padrão brasileiro”, completa o instituto.

Redação O POVO Online
TAGS