PUBLICIDADE
Notícias

BC tomará medidas para assegurar cumprimento do regime de metas, diz BC

11:35 | 23/12/2015
O diretor de política econômica do Banco Central, Altamir Lopes, fez questão de responder, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quarta-feira, 23, às criticas de que o Banco Central (BC) está derrubando ainda mais o PIB e colocando o Brasil em recessão ao reafirmar que a missão do BC é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. "A importância da estabilidade da moeda é inequívoca e pré-condição para o crescimento sustentável", afirmou o diretor que divulga o relatório pela primeira vez.

Considerando a inflação para 2015 acima do teto da meta, Altamir frisou que a necessidade de "trabalhar para cumprir o regime de meta e evitar impactos indesejáveis da inflação". O diretor do BC lembrou ainda que se observa uma depreciação do câmbio mais forte do que seus pares. "Câmbio é afetado por incertezas políticas", disse.

Na avaliação de Altamir, o sucesso do ajuste depende de perseverança e determinação. Para ele, "é claro que as incertezas intensificam o processo de ajuste". Outro ponto observado pelo diretor é o processo de realinhamento de preços relativos, que se mostra mais demorado e intenso que o previsto e a manutenção da solidez do sistema financeiro. "O período de ajuste é de moderação da atividade", afirmou.

O diretor destaca ainda que a velocidade de atualização da mudança da atividade vai depender da confiança das famílias. "Esse é o elemento-chave para encurtar esse processo", frisou.

Em relação ao ajuste externo, o diretor ressalta que os progressos ocorrem de forma rápida e com benefícios para a economia.

TAGS