PUBLICIDADE
Notícias

BC da Turquia prevê redução no déficit em conta corrente do país

10:45 | 09/12/2015
O déficit em conta corrente da Turquia diminuiu significativamente e continuará a melhorar, afirmou nesta quarta-feira o presidente do banco central do país, Erdem Basci. Segundo ele, as vulnerabilidades externas do país praticamente desapareceram.

A queda dos preços das commodities, que reduziu os custos com energia, e a melhora na demanda europeia, que impulsiona as exportações turcas, além do reequilíbrio da dívida das famílias, estão ajudando a diminuir o déficit em conta corrente, disse Basci em Ancara, na apresentação dos planos para o próximo ano da instituição.

O déficit, visto como calcanhar de Aquiles da Turquia, deve ficar abaixo de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no fim do ano. "Nós podemos dizer que as preocupações sobre o déficit em conta corrente ficaram para trás", disse Basci. "As precauções que têm sido tomadas ajudarão a economia a ser mais resistente contra pressões externas."

O BC turco antecipa que a inflação tenha tendência de desaceleração. A previsão é de que a inflação desacelere para a meta de 5% em 2018. Ela deve desacelerar para 6,5% no próximo ano e para 5,5% em 2017. Em novembro, a inflação subiu para 8,1%, de 7,58% em outubro, mas abaixo dos 9,15% de novembro do ano passado. "A tendência de baixa na inflação continuará, ainda que possa haver choques temporários", afirmou Basci, antes de acrescentar que o BC tem as ferramentas políticas necessárias para lidar com isso. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS