PUBLICIDADE
Notícias

BC da Turquia mantém taxa de juros em 7,5%, contrariando expectativa de alta

10:35 | 22/12/2015
O Banco Central da Turquia manteve as taxas básicas de juros pelo décimo mês consecutivo nesta terça-feira, contrariando as expectativas de que ele elevaria a taxa, seguindo os passos do Federal Reserve, o banco central norte-americano, para normalizar a política monetária, enquanto busca conter o enfraquecimento nas expectativas de inflação.

A taxa básica de juros do país, a de recompra em uma semana, foi mantida em 7,5%. O comitê de política monetária também manteve o corredor da taxa de juros, que varia da taxa de tomada de empréstimo no overnight, em 7,25%, até a taxa de concessão de empréstimo no overnight, em 10,75%.

A decisão representa um contraste com as expectativas dos 15 economistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que esperavam uma alta na taxa básica de juros para pelo menos 7,75% ou até para 8,75%. Além disso, a maioria previa que a taxa de tomada de empréstimo fosse elevada, para 7,5% ou 7,75%.

O presidente do BC turco, Erdem Basci, sinalizou há meses que o banco central deveria caminhar mais para apenas uma taxa básica de juros, em vez do atual corredor das taxas, após a primeira alta de juros do Fed.

A lira recuou mais de 1% logo após a decisão, para 2,9478 liras ante o dólar, e o índice BIST 100, da Bolsa de Istambul, recuava 1,2%, por volta das 10h40 (de Brasília). Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS