PUBLICIDADE
Notícias

BC da Rússia minimiza riscos da alta dos juros pelo Fed na economia do país

11:50 | 17/12/2015
A alta na taxa de juros nos Estados Unidos é uma boa notícia para os mercados financeiros da Rússia e não um risco, disse o primeiro vice-presidente do Banco Central da Rússia, Sergei Shvetsov, nesta quinta-feira, segundo a agência de notícias Interfax.

Shvetsov afirmou que o mercado global vinha esperando que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, elevasse os juros há algum tempo. O fato de que isso aconteceu deve reduzir a volatilidade do mercado e confortar os investidores, avaliou.

A visão de Shvetsov foi ecoada pelo ministro das Finanças russo, Anton Siluanov. Segundo ele, a alta nos juros nos EUA não afetará o orçamento de Moscou e terá impacto limitado sobre o rublo, de acordo com a Interfax.

A presidente do BC russo, Elvira Nabiullina, disse na semana passada que, ainda que o Fed provavelmente vá elevar os juros apenas gradualmente, sua instituição está pronta para agir, se necessário, para controlar a volatilidade nos mercados.

Na Rússia, a ação do Fed pode limitar o espaço para um corte na taxa de juros para impulsionar a economia, que sofre com os preços baixos do petróleo e sanções internacionais, além da fraqueza do rublo, dizem economistas. Um rublo mais fraco poderia impulsionar a inflação já alta e também as expectativas inflacionárias. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS