PUBLICIDADE
Notícias

Barbosa diz que meta de superávit em 0,5% está mantida

18:40 | 18/12/2015

Em entrevista coletiva logo depois de ter sido confirmado ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que está mantida a meta de superávit em 0,5% do Produto Interno Bruno (PIB) em 2016. "A política fiscal continua a buscar reequilíbrio fiscal, elevar resultado primário e controlar e inflação. Na medida em que ficar cada vez mais claro que o Governo continua em busca do reequilíbrio fiscal, as avalições negativas do mercado tendem a se dissipar e melhorar".

 

 Antes da entrevista, Barbosa fez pronunciamento. Começou agradecendo o trabalho de Joaquim Levy nestes 11 meses à frente do ministério. Também afirmou que o maior desafio do governo hoje é o ajuste fiscal. "Estamos numa fase de ajustes e construção das bases de um novo ciclo de crescimento".

[SAIBAMAIS1] 

Para o novo ministro, o foco da política econômica continua sendo o reequilíbrio fiscal e haverá empenho para redução da inflação. Barbosa disse que espera contribuir com "bastantes diálogo" com outros ministros, empresários e a sociedade. "É preciso continuar no esforço do equilíbrio fiscal e avançar mais nas reformas estruturais de longo prazo. Isso envolve controle dos gastos obrigatórios. O item principal nesse caso é a Previdência". Ressaltou ainda que estão ocorrendo diálogos para construir uma proposta de reforma da Previdência.

 

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, também presente na coletiva, quando questionado, afirmou que a Controladoria-Geral da União se mantém como ministério. "A CGU é a auditoria do Governo. O Ministério do Planejamento garantirá que os resultados aconteçam. A auditoria é uma linha que verifica o ambiente de controle de cada órgão. Fizemos ajustes na CGU para que os órgão não sejam passíveis de corrupção", diz.

 

Para ele, gestão e controle são duas faces da mesma moeda. "Uma das características da CGU é sua independência. Vamos trabalhar as definições com prioridades políticas e que o CGU possa controlar os órgãos", complementa.


Após ser anunciado, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, fez um pronunciado e participou de entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Barbosa começou agradecendo o trabalho de Joaqui Levy neste 11 meses à frente do ministério.

Afirmou que o maior desafio do governo hoje é o ajuste fiscal. "Estamos numa fase de ajustes e construção das bases de um novo ciclo de crescimento".

Para o novo ministro, o foco da política econômica continua sendo o reequilíbrio fiscal e haverá empenho para redução da inflação.

Barbosa disse que espera contribuir com "bastantes diálogo" com outros ministros, empresários e a sociedade. "É preciso continuar no esforço do equilíbrio fiscal e avançar mais nas reformas estruturais de longo prazo. Isso envolve controle dos gastos obrigatórios. O item principal nesse caso é a Previdência", defendeu.

Ressaltou ainda que estão ocorrendo diálogos para construir uma proposta de reforma da Previdência.

 Redação O POVO Online

TAGS