PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central prevê 'importante desinflação' em 2016

11:55 | 17/12/2015
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, voltou a insistir na tese que a instituição passou a usar desde que propagou que a convergência da inflação se daria em 2017 de que haverá uma desinflação importante no ano que vem, que ajudará o trabalho da autoridade monetária. "A desinflação em 2016 será necessária para o cumprimento do regime", afirmou durante café da manhã nesta quinta-feira, 17, com jornalistas, na sede do BC.

Mais do que isso, segundo Tombini, essa desinflação será positiva para a economia brasileira à medida que haverá maior proteção da renda dos trabalhadores e um alargamento do horizonte de planejamento, que será fundamental para as empresas e as famílias. "Estamos num momento de aperto da política monetária", disse.

Tombini iniciou seu discurso de final de ano, lembrando que o fim de 2015 chegou com complexidades na área política. "Não é minha praia, mas certamente complicação política impactou ajustes macroeconômicos", disse. Segundo ele, o Brasil passa por três ajustes: fiscal, monetário e do setor externo. Na avaliação do presidente, o País tem tido progresso rápido no ajuste externo.

Citando números recentes da economia, lembrou que a projeção do déficit em conta corrente do Banco Central para este ano está US$ 40 bilhões menor do que o registrado em 2014 e que isso reflete o atual estado da economia e a mudança de preços relativos, que tem aumentado a competitividade dos produtos brasileiros. Ele também citou a redução do Custo Unitário do Trabalho medido em dólar. Tombini voltou a dizer que pela primeira vez em 10 anos o setor externo apresentará contribuição líquida positiva para o Produto Interno Bruto (PIB).

O presidente do BC disse que apresentará as projeções de inflação atualizadas pela instituição no próximo dia 23, quando será apresentado o Relatório Trimestral de Inflação. Ele ressaltou também que houve avanços importantes na área monetária. Salientou que além da alta de 18% dos preços administrados este ano, a inflação também incorporou a alta superior a 30% do câmbio. "Tivemos uma sequência de choques de custos e o choque de preços relativos fez a inflação chegar onde está", disse, salientando que esses itens ajudaram as previsões da Focus a chegarem a 10,61% esta semana.

Apesar disso, conforme Tombini, as projeções de inflação para o médio e longo prazos continuam bem comportadas. "As expectativas já estiveram melhores, mas seguem bem comportadas", disse, lembrando que 2016 ainda sofrerá efeitos do aumento da inflação deste ano. "Se examinarmos as projeções do mercado no dia 2 de janeiro para 2015 se esperava uma taxa de 6,56% e de 5,70% para 2016. O mercado previa uma desinflação de 0,86 ponto porcentual, é algo considerável", registrou.

Continuando a comparação, o presidente disse que a última rodada da Focus, de 11 de dezembro, mostra que a previsão do mercado para este ano é de um IPCA de 10,61%, enquanto a expectativa para a inflação de 2016 está em 6,80%, o que significa uma desinflação de 3,81 pp. "Esta revisão contempla uma grande desinflação e diz um pouco uma lógica de como o BC explica esse fenômeno da inflação nesses dois anos", disse.

O presidente do BC disse que em 2016 a instituição continuará atuando de forma autônoma para garantir a convergência da inflação para o centro da meta em 2017. Em 2016, Tombini repetiu que o objetivo é que a inflação fique dentro da margem de tolerância permitida pelo regime de metas de inflação.

TAGS