PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central da Alemanha reduz fortemente projeções para inflação

06:55 | 04/12/2015
O Banco Central da Alemanha (Bundesbank) cortou fortemente suas projeções para a inflação para o próximo ano, diante da fraqueza dos preços do petróleo, de acordo com seu relatório semestral de previsões.

Os dados sugerem que, mesmo em uma das economias mais fortes da zona do euro, a inflação permanecerá fraca durante algum tempo, em uma mostra do desafio diante do Banco Central Europeu (BCE) no momento em que ele tenta impulsionar a inflação no bloco de 19 países.

O Bundesbank disse que prevê inflação de 0,2% neste ano na Alemanha, de 1,1% no próximo e de 2,0% em 2017. Em seu relatório de junho, o BC alemão previa inflação de 0,5% neste ano, 1,8% no próximo e de 2,2% em 2017.

"O ajuste para a trajetória esperada dos preços reflete em grande parte a renovada queda nos preços do petróleo, que não era esperada em junho", disse o Bundesbank.

O BC alemão estava em geral otimista sobre o crescimento da maior economia da Europa. Quando ajustado para os dias trabalhados, o banco central disse que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria 1,5% neste ano, 1,7% no próximo e 1,9% no seguinte. Isso em grande medida coincide com a previsão de junho, com a única alteração na expectativa para 2017, elevada em 0,2 ponto porcentual.

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, disse que os principais motores da economia alemã são "a situação favorável no mercado de trabalho e a alta substancial na renda disponível das famílias". Por outro lado, Weidmann apontou que o comércio com o exterior tem sido atingido pela demanda fraca das economias emergentes. Ainda assim, as exportações para fora da zona do euro devem reagir, com o crescimento econômico dentro da zona do euro ganhando certo impulso. A economia alemã, de qualquer modo, deve continuar a se destacar nos próximos dois anos, avaliou o ministro. O Bundesbank também disse que o "grande influxo de refugiados" mudou a taxa de crescimento potencial do país, de 1,3% para 1,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS